O profissional imobiliário deve conhecer totalmente a zona onde vai atuar, daí ser de extrema importância a prospeção. Ou seja, conhecer o tipo de imóveis e o seu valor, assim como as pessoas e o estilo devida da zona.
A angariação é uma das mais importantes partes desta atividade. A angariação de imóveis dá a oportunidade ao consultor de vender o imóvel do proprietário. É então fulcral que o profissional apresente ao proprietário um plano de marketing, com objetivos e metas bem definidas.
A procura de imóvel para um comprador é também uma função do consultor imobiliário. Por vezes, os profissionais do sector são procurados por quem procura investir num imóvel. Neste caso, o consultor tem a função de encontrar um imóvel com as características que o seu cliente procura, fazendo visitas e acompanhando de forma geral em todo o processo.
Dizem que os profissionais do sector imobiliário são dotados, ou aprendem a ser, de diversas competências em àreas distintas, marketing, enquadramento jurídico e fiscal, comunicação, economia, entre muitas outras. Isto deve-se especialmente a fornecer aos seus clientes um serviço único.